Reciclagem criativa em "X-men apocalipse"

"X-men: Apocalipse" é a terceira entrada da trilogia iniciada por "X-men: First class", não é um filme espetacular, mas é assistível.

Após assisti-lo, uma das coisas que mais chama a atenção na narrativa é a questão da reciclagem de aspectos que deram certo nos filmes anteriores e foram populares. Confuso? Calma, explico minha tese mais detalhadamente.

Veja o Mercúrio por exemplo, protagonizou a cena mais elogiada de "X-men: dias de um futuro esquecido", tanto que neste filme recebeu bem mais espaço graças a popularidade adquirida, além de protagonizar uma cena nos moldes daquela que fez sucesso no filme anterior, embora não seja tão divertida quanto e não tenha uma música que encaixe tão bem, apesar de ser mais demorada que a cena do segundo filme da trilogia.

Mas a questão do Mercúrio não é a unica coisa que foi reciclada nesta colagem chamada "X-men: Apocalipse". Outra reciclagem menos evidente é a narrativa envolvendo a tragedia seguida por vingança do Magneto, similar a narrativa de "First Class", entretanto as cenas de vingança deste filme não são tão divertidas como no primeiro e Michael Fassbender não tem uma performance muito marcante neste novo filme. O que realmente é um ponto negativo, considerando que a performance de Michael Fassbender em "Fist Class" era exatamente um dos pontos altos daquele filme.

Fora essas questões que eu estava aflito para expor, pode-se dizer que "X-men: Apocalipse" embora não seja um filme espetacular, ainda assim é bastante assistivel e sinceramente de qualidade superior a quase todos os filmes da Marvel Studios/ Disney (the treta has been planted). No mais, com a conclusão dessa trilogia de X-men podemos compará-la com aquela primeira lançada nos anos 2000 e apreciar está mais recente no conjunto da obra como uma trilogia muito mais interessante em todos os sentidos.


Comentários