A Verdade saindo de seu poço (1896)

Uma das últimas pinturas significativas do mestre Jerome.

La Vérité sortant du puits armée de son martinet pour châtier l'humanité (Português: Verdade que vem do poço armado com seu chicote para castigar a humanidade), ou simplesmente “A Verdade” (La Vérité) - é uma pintura de 1896 do artista francês Jean-Léon Gérôme.

Atualmente encontra-se na coleção do Museu Anne de Bozhe em Moulins (Allier, Auvergne, França ).


O pintor francês Jean-Leon Jerome (1824-1904) estudou com os famosos artistas Paul Delaroche e Charles Gleire , que incutiram nele, pelo resto de sua vida, sua paixão por viajar, aprendendo os costumes de diferentes nações, assim como um amor especial pelo Oriente. As primeiras pinturas de Jerome foram muito apreciadas por um dos mais respeitados e influentes críticos de arte - Teofil Gautier , que mais tarde se tornou seu amigo. No início do nascimento da cultura de massa, o provincial Jerome foi ao encontro de uma nova audiência da emergente França burguesa, tornando-se famoso na aristocracia, apresentando-a tanto com seus retratos acadêmicos e telas melodramáticas, quanto com imagens das campanhas de Napoleão e da vida nos bazares árabes, além de trabalhos sobre temas eróticos e mitológicos. Estando no auge de sua carreira artística, Jerome era um convidado regular da família imperial e serviu como professor na Escola de Belas Artes . Seu estúdio era um lugar de encontro de artistas, atores e escritores, e ele se tornou um mestre lendário e respeitado, conhecido por seu humor cáustico, atitude de desprezo para a disciplina, métodos de ensino no entanto, rigidamente regulados e hostilidade extrema em direção impressionismo.

A imagem é pintada em óleo sobre tela, e suas dimensões são (91 × ​​72 cm). Mostra como se a figura ressuscitada da Verdade nua , tendo se livrado da boa calma, mas com a dupla força retornada a ela, fosse selecionada do poço com um chicote na mão para punir a humanidade por seus erros. Tendo deliberadamente dado um olhar não natural ao quadril e uma perna de uma mulher, que ela jogou sobre a borda do poço, primeiro agarrando-o com as duas mãos, Jerome queria mostrar que nada pode ser feio na verdade e na criação da natureza Nesse caso, as características da mulher são distorcidas, como se ela quisesse gritar para o espectador. Ao olhar para o trabalho, é impossível livrar-se do sentimento de estranheza diante de uma jovem mulher com um chicote, pronto para lutar em sua imagem de guerra e disposto a punir aqueles que não querem ouvi-la. Em termos composicionais e ideológicos, o quadro é semelhante ao trabalho de Deba-Ponsan de mesmo nome , também dedicado ao caso Dreyfus.

Comentários