Gotham: Uma oportunidade perdida?

Com o anúncio de que a série Gotham fora renovada para uma quinta e última temporada, chegamos perto de realizar um apanhado geral da série, que resumidamente é bem medíocre.

A ideia inicial parecia muito boa, porém acabou se mostrando uma oportunidade perdida com o desenvolvimento da série. Ou seja, de nada adianta uma boa premissa quando a execução é ruin. 

Temporada 1

A primeira temporada possuía uma abordagem que, se tivesse sido bem executada apontaria uma direção para a série nos anos seguintes, mas, isso não aconteceu e o que era para ser um excelente drama policial acabou se mostrando uma narrativa pouco interessante.

A excelência poderia ser atingida aproveitando-se a enorme quantidade de quadrinhos escritos nas ultimas décadas relacionados ao período Gotham Pré Batman, no qual a série pretendia focar.


Thomas e Martha

De cara um erro crasso fora cometido com os assassinatos de dois personagens, que se embora inevitáveis, poderiam muito bem ter ocorrido num ponto mais avançado da trama, me refiro é claro a Thomas e Martha Wayne, que sequer aparecem em flashbacks nos episódios seguintes. Se você viu Batman Begins então sabe como a relação entre Thomas e Bruce é fundamental na trama e como ela pode ser bem usada em um filme de cerca de duas horas, que o diga em uma série com dezenas de episódios.


Não digo que Thomas e Martha não deveriam ser assassinados, claro que deveriam, mas isso poderia acontecer ao final da 1ª temporada.

Síndrome de Tommy Lee Jones

As performances na série são no geral irregulares, no sentido que algumas são muito boas e outras deixam muito a desejar. 

Alguns dos interpretes dos vilões deixam a desejar no sentido de não entenderem a peculiaridade de cada personagem e todos aparentemente querem ser o Joker. Isso acontece notadamente com um dos principais personagens da série, o Pinguim:


Agora uma boa versão do personagem fora dos quadrinhos seria algo assim:


A versão do Pinguim simboliza e resume toda a minha decepção com Gotham.


Comentários